CORREIOS! Aprovados em concurso reivindicam contratações de terceirizados - Matipó News

CORREIOS! Aprovados em concurso reivindicam contratações de terceirizados

funcionarios-dos-correios-voltam-hoje-ao-trabalho
  • CevherShare

Os candidatos aprovados no último concurso dos correios, realizado no ano passado e que se encontram no cadastro de reserva, pedem explicações à empresa e ao Governo Federal sobre as inúmeras contratações de MOT’s ( Mão de Obra temporária ).


Segundo a assessoria de imprensa dos correios, até o momento já foram chamados mais do que 9.190 candidatos, este era o número previsto em edital, porém o que chama a atenção, é que em diversas cidades do país, principalmente no interior, existem as frequentes contratações de MOT’s, estes por sinal, assinam contratos de três meses, mas ao término, já tem outro MOT aguardando a vaga. Sendo assim a ECT fica neste rodízio de funcionários de empresas terceirizadas durante todo o ano.

Desde a homologação do concurso, em outubro de 2011, que estamos em constantes pesquisas em todo território nacional, observando a existência desta mão de obra na ECT, temos até mesmo relatos, que em várias cidades, o número de funcionários terceirizados, é maior que o de concursados.
Alguns internautas entraram em contato com nossa produção e deixaram seus comentários demonstrando total decepção com esta atitude da ECT.

“Fiz o concurso para Barra do Piraí – RJ, eram 02 vagas mais cadastro, já contrataram os 02 primeiros classificados, até aí tudo bem, mas também contrataram 06 MOT’s e quando terminou o vinculo destas pessoas, contrataram mais 04. Vi uma matéria no G1 que eles são contratados só para entregar livros, pura mentira eles entregam tudo que é correspondência.” Relata o candidato aprovado de Barra do Piraí – RJ.

Em Criciúma a situação é ainda pior:

“São 25 vagas, estou entre os 25, porém só chamaram 18 e existem MOT’S trabalhando. É lamentável esta situação”. É o que nos conta muito revoltado, o candidato de Santa Catarina.

Estes são apenas dois exemplos entre milhares de situações que se repetem em todo o Brasil. Recebemos e-mails de várias cidades brasileiras, de todos os estados, mas se formos postar todos, não haveria espaço suficiente para demonstrar toda indignação todas estas pessoas que estudaram, se preparam fisicamente e hoje veem suas vagas sendo ocupadas por pessoas que até mesmo nem fizeram o concurso.


Veja o que diz uma especialista em concurso público:
Sabe-se que, em geral, o candidato aprovado em concurso para cadastro de reserva não tem garantia à vaga. Mas há um caso em que é possível buscar na Justiça esse direito, explica a especialista em concursos Lia Salgado. “Se há pessoas exercendo a função para a qual ele foi aprovado na condição de temporários ou terceirizado, esse candidato poderá requerer na Justiça a contratação”, diz a colunista do G1.
No ponto de vista do Matipó News e da grande maioria dos candidatos, se existe a necessidade de mão de obra temporária durante o ano inteiro, existe a vaga para aquela função e para suprir esta vaga, existe o cadastro reserva.

ÂNIMOS RENOVADOS
Correios pedem autorização para preencher 13,7 mil vagas. A maioria dessas vagas será destinada à área operacional. Preenchimento será para concurso atual e para nova seleção.
Esta notícia animou a muitos dos aprovados pertencentes ao quadro de reserva. Movimentou as redes sociais e não se fala em outra coisa. Mas também deixa muita gente ansiosa, pois, ao mesmo tempo em que se anunciam possíveis convocações, também é anunciado um novo concurso ainda para este ano.

Enfim, a intenção desta matéria é questionar ao Governo Federal,a direção da ECT, ao Ministério das Comunicações e do Planejamento, qual é a real situação em relação a vagas na ECT? Conforme informações relatadas a nossa equipe, cada cidade com a média de 30.000 habitantes, existem no mínimo 03 MOT’s. Porque esta grande quantidade de MOT’S em exercício?Se é para a entrega de livros, porque esta situação se repete o ano todo? Concluindo, levando em consideração a necessidade de MOT’s, todos os candidatos aprovados no concurso e que estão no cadastro reserva poderão ser contratados ainda este ano?

Matipó News


FAÇA AQUI SEU COMENTÁRIO
Both comments and pings are currently closed.

Comments are closed.